Departamento de odontologia alerta profissionais e população para o câncer bucal e outras Patologias

O Departamento de Odontologia alerta os profissionais de saúde e a população em geral para um dos mais importantes problemas de saúde pública, o câncer bucal e outras patologias. A frequência de distribuição dos diferentes tipos de câncer apresenta-se variável em função das características de cada região, tendo fatores de risco comuns que determinam ou diferenciam o grau de reposta à doença.

“O câncer de boca é uma realidade. Campanhas são realizadas para que a situação mude, no entanto muito ainda precisa ser mudado.” Conclui a dentista e tutora do Portal Educação Christiane Toriy.

O aumento de expectativa de vida, o consumo de tabaco e álcool, além de fatores como exposição a raios solares sem proteção, podem contribuir para o aumento da incidência do câncer de boca. Diante de tudo isso, o esforço deve ser feito na formulação de políticas integradas entre governo e sociedade, reconhecendo a necessidade de um trabalho interdisciplinar e multissetorial que atue na prevenção e no diagnóstico precoce desta doença.

Leave a Comment