Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais. O Especialista em Ortodontia, após sua graduação em Odontologia, para ter a especialização reconhecida e poder atuar com competência na área, deve cursar regularmente especialização lato senso (especialização propriamente dita) e/ou strito senso (mestrado e doutorado), onde aprenderá sobre crescimento e desenvolvimento da face, anatomia facial, biogênese da oclusão, etiologia (causas) da má-oclusão, e tratamentos preventivo, interceptivo e corretivo.

Ortopedia Facial: A ortopedia facial é um ramo da ortodontia em que aparelhos são usados para correção do tamanho, forma e posicionamento dos ossos maxilares (estimulando, restringindo e redirecionando o crescimento ósseo). Usa forças de uma magnitude maior em relação à Ortopedia Funcional dos Maxilares. Necessita que o paciente ainda possua crescimento ósseo e esteja em uma boa fase de desenvolvimento (crianças, pré-adolescentes e em alguns casos nos adolescentes).

Alguns exemplos de tratamentos: expansão rápida da maxila (maxilar superior), tração da maxila com máscara facial e aparelhos extra-bucais.

Ortodontia com aparelhos estéticos: aparelhos com a mesma função dos aparelhos metálicos convencionais mas com o benefício de serem feitos de material cerâmico que se confunde com a cor do dente favorecendo a estética.

Ortodontia com alinhadores removíveis: alguns casos ortodônticos  podem ser tratados com sequências de alinhadores transparentes (invisíveis). Benefício estético importante para aqueles que não querem usar um aparelho ortodôntico convencional.